blog

Coprocessamento: uma tecnologia sustentável

O coprocessamento é um processo essencial para a indústria de cimento

O coprocessamento é uma técnica sustentável de destinação de resíduos industriais de maneira definitiva e sem geração de passivos ambientais, através do aproveitamento energético ou mineral do material.

Diminuir o uso de combustíveis fósseis não renováveis e baratear o custo da operação estão entre as prioridades das indústrias. No setor cimenteiro, não seria diferente: cada vez mais os fabricantes de cimento têm buscado matérias-primas alternativas e combustíveis mais acessíveis e sustentáveis.

É aí que o coprocessamento surge como um processo essencial para a indústria de cimento, ao utilizar resíduos industriais para substituir parte do combustível e das matérias-primas usadas na produção do cimento. Essa solução permite que insumos sejam substituídos pelos resíduos, barateando os custos do processo. Tudo isso sem alterar as especificações e a qualidade do produto final.

Transformação

A KWM atua adequando os resíduos industriais brutos em blends que serão utilizados nos fornos das cimenteiras. A empresa se insere no processo realizando a triagem, a trituração e a blendagem, recebendo os materiais gerados por várias indústrias e os transformando em componentes com potencial energético e também de matéria-prima que possam ser usados para fabricar o cimento.

Ao recorrer ao coprocessamento, as indústrias cimenteiras diminuem a queima dos derivados de petróleo, minimizando o impacto ambiental da atividade, e também reduzem custos, tornando-se mais competitivas. A KWM é parte fundamental neste processo, ao garantir que os resíduos industriais sejam melhor aproveitados e atendam a critérios rigorosos de qualidade quando transformados.

Conheça aqui outras vantagens do processo e saiba quais resíduos se qualificam para o coprocessamento.

Destinação

A KWM também oferece outros serviços ligados à destinação final de resíduos, incluindo soluções de reciclagematerro industrial, tratamento de efluentes industriais e compostagem.

Redes sociais

Quer acompanhar a nossa rotina e receber novidades e conteúdos exclusivos? Acompanhe a KWM nas redes sociais, no Facebook, LinkedIn e Instagram!