Imprensa

KWM é parceira em projeto do primeiro parque Aterro Zero do Paraná

Na KWM, defendemos que sustentabilidade se faz na prática. E, por isso, sempre buscamos formas de mostrar como iniciativas sustentáveis e acessíveis podem mudar a maneira como interagimos com o mundo ao nosso redor. 

Assim, temos orgulho em anunciar o início da nossa parceria com o Parque Vila Velha para que ele se torne o primeiro parque Aterro Zero do Paraná. O projeto piloto com a Soul Vila Velha, concessionária do parque, começou nesse mês de dezembro e compreende uma série de ações, como a criação de um plano de gestão que garanta que nenhum lixo produzido pelo parque seja encaminhado para aterros sanitários. 

A primeira ação do projeto foi a instalação de seis grandes contentores de lixo no parque, um na entrada de Furnas, outro na entrada da Lagoa Dourada e quatro no Centro de Visitantes, onde a produção de lixo é maior. 

“Triplicamos a capacidade de contenção de lixo do parque. Além de condicionar corretamente um maior volume de resíduos, esses contentores acabam com o transporte interno de lixo no parque, que até então era feito por trator”, explica o engenheiro ambiental da KWM Leon Miecoanski, responsável pelo projeto do Parque Vila Velha. 

Com o projeto Aterro Zero, todo resíduo reciclável será processado e poderá voltar para o parque em forma de lixeiras e sacolas de lixo. O lixo orgânico será compostado e retornará para o parque em forma de adubo. O que restar disso vai ser transformado em energia, por meio do coprocessamento, para alimentar os fornos da indústria cimenteira.

No site do Parque Vila Velha, é possível encontrar mais detalhes sobre a iniciativa.

Quer entender como a operação da sua empresa também pode ser Aterro Zero? Entre em contato com a nossa equipe!