blog

Entenda o que é o MTR e como ele impacta a operação da sua empresa

Na KWM, estamos sempre atentos às novidades nas políticas públicas sobre gestão de resíduos. Hoje, queremos alguns minutos da sua atenção para falar sobre o novo Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR), lançado em junho de 2020 pelo Ministério do Meio ambiente.

O MTR, como o próprio nome reforça, é uma ferramenta online que vai permitir rastrear, em todo o território nacional, o transporte de resíduos sólidos, acompanhando todas as etapas do processo, da geração à destinação.

O MTR é autodeclaratório e será obrigatório para todos os geradores de resíduos a partir de 1º de janeiro de 2021. Ele já está sendo disponibilizado, em caráter experimental – acesse por meio deste link. O cadastro na plataforma precisa ser feito até 31 de dezembro de 2020.

Toda movimentação de resíduos pelos geradores precisará ser registrada digitalmente no MTR. Tanto o gerador quanto o transportador, o armazenador temporário e o destinador deverão atestar, sucessivamente, a efetivação de cada etapa, até a destinação final.

Acesse aqui a portaria que regulamenta e institui o Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR).

A Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre), que participou da elaboração do MTR junto ao Ministério do Meio Ambiente, divulgou um vídeo em que detalha o funcionamento do manifesto digital. Veja abaixo:

Quer saber mais sobre o MTR e como sua empresa precisa se adequar? Entre em contato com a nossa equipe! Estamos sempre à disposição!

Redes sociais

Quer acompanhar a nossa rotina e receber novidades e conteúdos exclusivos? Siga a KWM nas redes sociais, no Facebook, LinkedIn, Instagram e YouTube!