Imprensa

Saiba como se preparar para a emissão do MTR, obrigatória a partir de janeiro

Fique atento! A partir de janeiro de 2021, os geradores de resíduos passarão a ter de emitir o Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR), documento que acompanha o transporte do resíduo até o destino final.

A emissão do MTR é obrigatória e compreende todos os resíduos movimentados pela empresa, incluindo os recicláveis, como papelão, plástico e metal. Aqueles que não se adequarem estão sujeitos a multas e ações legais, conforme previsto na portaria 280/2020 do Ministério do Meio Ambiente.

O cadastro no sistema para a emissão do MTR pode ser feito neste site, do Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão de Resíduos Sólidos (SINIR). Vale destacar algumas questões:

  • A ferramenta online do MTR não possui custos;
  • Após a emissão do MTR pelo gerador, o transportador deverá manter, durante todo o transporte, uma via do MTR, em meio físico ou digital;
  • É responsabilidade do gerador certificar-se que o transportador e o destinador estão adequados e regularizados para os seus respectivos serviços;
  • O CDF somente será válido e reconhecido pelos órgãos ambientais competentes, quando emitido por meio do MTR.

Precisa de ajuda nesse processo? Estamos de prontidão para atendê-lo! A KWM possui uma plataforma digital que integra e facilita a emissão do MTR. Entre em contato com a nossa equipe para saber mais!

Neste outro post, damos mais detalhes sobre o documento e como ele pode impactar a operação da sua empresa.

Redes sociais

Quer acompanhar a nossa rotina e receber novidades e conteúdos exclusivos? Siga a KWM nas redes sociais, no Facebook, LinkedIn, Instagram e YouTube!