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Com foco em sustentabilidade, cerveja Amstel amplia uso de plástico reciclado em embalagens

Cervejas da linha Amstel agora são protegidas por uma resina sustentável, desenvolvida a partir de plástico pós-consumo. A tecnologia, fornecida e desenvolvida pelo Grupo Kapersul Waste Management (KWM), permite um uso maior de material reciclado nas embalagens, isso porque tem mais transparência, resistência e performance do que as resinas PCRs tradicionais.

Batizada de uPCR KWM, a resina utilizada pela marca Amstel é resultado de uma vasta pesquisa industrial e de longos testes de desempenho. Parte da matéria-prima reciclada vem de cooperativas e parte é resultado do gerenciamento de resíduos feito pela KWM em diversas empresas. Durante o processo, a triagem é rigorosa, momento em que os plásticos são separados por tipo, cor e outras características. Antes de virar matéria-prima novamente, o material passa por um processo de limpeza exclusivo onde todas as impurezas são retiradas. Com isso, a resina pode ser utilizada com segurança e em larga escala industrial.

“O grande diferencial dela é substituir uma resina virgem por uma resina pós-consumo sem perder as propriedades técnicas. O custo-benefício ambiental é infinito, pois garante menos emissão de carbono, tanto da parte da fabricação de resina virgem, quanto ao evitar o descarte de resíduos no meio ambiente, uma vez que a degradação também libera CO2”, explica Alessandro Gonçalves, Gerente Comercial da Plaskaper, unidade de beneficiamento de plástico do Grupo KWM.

A uPCR KWM é transformada no filme shrink, proteção plástica que reveste as bebidas, pela Packseven Embalagens, que está há mais de 25 anos no mercado e é considerada uma das maiores empresas brasileiras, no segmento de embalagens flexíveis. “A parceria começou com o filme plástico para as bebidas da marca Devassa e agora foi estendida à linha premium Amstel que e é distribuída em todo Brasil para um público mais amplo”, afirma Adriana Oliveira Perina, gerente de produto da Packseven.

Adriana acrescenta que começar a usar a uPCR KWM com a Devassa possibilitou testar o comportamento da resina em máquina, a performance do filme e aceitação do mercado. “Com os ótimos resultados, foi possível estender para a linha Amstel que é gigantesca.”

Além disso, a atitude teve efeito positivo no setor. “Percebemos que cada vez mais produtores de bebidas sentem essa exigência de ter essa fórmula do PCR em suas embalagens. Para se ter ideia, isso já instigou outras cervejarias a nos procurar para começar a trabalhar também com esse filme”, diz Para Juliana Menegasse Gomes, Head de Marketing KWM, as vantagens vão além do ganho econômico e ambiental. Para ela, aplicar sustentabilidade real às embalagens é um grande diferencial competitivo.

“Ao optar por embalagens produzidas com matéria-prima reciclada, e claro, comunicando isso, as empresas demonstram seu compromisso com a redução do impacto ambiental, a conservação dos recursos naturais e a diminuição da geração de resíduos. O uso de embalagens com conteúdo reciclado como ferramenta de marketing é uma tendência que impulsiona a sustentabilidade das marcas, atraindo consumidores conscientes e fortalecendo sua posição no mercado”, conclui Juliana.

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